e-EMOTION CAPSULE: as artes digitais na criação de emoções

Paulo Veloso Gomes, António Marques, Javier Pereira, António Correia, João Donga, Vítor J. Sá

Resultado de pesquisarevisão de pares

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Resumo

O presente trabalho descreve o processo de criação do artefacto multidimensional “e-EMotion-Capsule” que explora a imersividade para gerar emoções através da criação de ambientes impactantes. A perspetiva multidimensional da e-EMotion- Capsule permite ao participante experienciar diferentes ambientes criados recorrendo a tecnologias imersivas como o vídeo a 360, ambientes de realidade virtual e plataformas de realidade mista. O participante coloca os óculos RV para interagir com o artefacto e- EMotion-Capsule, passando ele próprio a fazer parte do universo imersivo em que se envolveu. As suas próprias emoções desencadeiam as funções cognitivas de processamento percetivo, simbólico e lógico determinantes para construir a sua interpretação. O artefacto recorre ao inovador conceito de narrativa a 360 em que o movimento do corpo proporciona uma experimentação interativa, autónoma e personalizada, associada a estímulos visuais e sonoros que se fundem com o próprio participante. A arte digital ao incorporar este tipo de narrativa induz o participante a assumir o papel do personagem principal, desencadeando neste a dualidade entre reagir e agir, entre observar e provocar, quebrando a indiferença e gerando inquietação. A construção do artefacto foi validada com um conjunto de testes que incidiram a nível da programação, design de interfaces e aferição da capacidade de gerar emoções. A vivência dentro do universo criado pela e-EMotion-Capsule permite que cada pessoa construa a sua própria experimentação, percorrendo o espaço artístico orientada pelo seu próprio sentido cognitivo.
Idioma originalEnglish
Título da publicação do anfitriãoARTECH 2019
Subtítulo da publicação do anfitriãoDigital Media Art Ecosystems - Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts
EditoresPriscila Arantes, Vítor J. Sá, Pedro Alves da Veiga, Aderito Fernandes-Marcos
EditoraAssociation for Computing Machinery (ACM)
Número de páginas4
ISBN (eletrónico)9781450372503
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 23 out. 2019
Evento9th International Conference on Digital and Interactive Arts: Digital Media Art Ecosystems, ARTECH 2019 - Braga
Duração: 23 out. 201925 out. 2019

Série de publicação

NomeACM International Conference Proceeding Series

Conferência

Conferência9th International Conference on Digital and Interactive Arts: Digital Media Art Ecosystems, ARTECH 2019
País/TerritórioPortugal
CidadeBraga
Período23/10/1925/10/19

Keywords

  • Ambientes imersivos
  • Realidade virtual
  • Realidade aumentada
  • Vídeo 360
  • Empatia
  • Esquizofrenia
  • Literacia em saúde mental e bem-estar

Impressão digital

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