“Entre marido e mulher, a crise mete a colher”: a relação entre pressão económica, conflito e satisfação conjugal

Sara I. Ferreira, Marta Pedro, Rita Francisco

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Considerando a crise económica que Portugal atravessa, e com base no modelo de stress familiar económico (MSFE), o presente estudo teve como objectivo investigar o papel mediador do stress emocional na relação entre a percepção de pressão económica e o conflito e satisfação conjugais. Procurou-se, ainda, alargar a aplicabilidade do MSFE, testando-o no contexto português, bem como contribuir para um maior conhecimento do modelo através da utilização de uma abordagem de análise baseada no actor-partner interdependence model. Participaram no estudo 208 casais portugueses, casados ou em união de facto, com filhos adolescentes. Os resultados mostraram uma relação indirecta entre a percepção de pressão económica e o conflito e satisfação conjugais, mediada através do stress emocional de cada cônjuge. Os resultados indicaram também a existência uma relação directa entre a percepção de pressão económica e o conflito conjugal de ambos os elementos do casal, bem como entre a percepção de pressão económica e a satisfação conjugal dos homens, divergindo do preconizado pelo MSFE e sugerindo possíveis influências culturais.
Título traduzido da contribuiçãoEconomic crisis and marital quality: the relationship between economic pressure and marital conflict and satisfaction
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)11-22
Número de páginas12
RevistaPsicologia
Volume29
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2 jun 2015
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Crise económica
  • Pressão económica
  • Stress emocional
  • Conflito conjugal
  • Satisfação conjugal
  • Modelo de stress familiar económico

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de ““Entre marido e mulher, a crise mete a colher”: a relação entre pressão económica, conflito e satisfação conjugal“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação