Ecotrophelia Portugal (2017-2020): content analysis of a competition to promote academic entrepreneurship and food innovation

Título traduzido da contribuição: Ecotrophelia Portugal (2017-2020): análise de conteúdo de um concurso para promoção do empreendedorismo académico e da inovação alimentar

Leandro Oliveira*, Eduardo Luís Cardoso

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

Introdução: O setor alimentar é considerado a nível mundial como um dos principais setores de negócios, estando em constante mudança e enfrentando múltiplos desafios. Objetivos: Este artigo tem como objetivo descrever as equipas e produtos finalistas da competição Ecotrophelia Portugal (2017- 2020) como fontes de inovação para o setor alimentar. Metodologia: Foi adotada uma metodologia de análise de conteúdo. Os conteúdos analisados foram recolhidos através do site oficial da Ecotrophelia Portugal. Foram analisadas informações sobre as 41 equipas finalistas da competição entre 2017 e 2020. Resultados: De um modo geral, os finalistas foram maioritariamente mulheres (edição 2017), pertencentes à região Norte (57,4%), seguida da região Centro (27,9%) e Lisboa (13,1%), com a Universidade do Porto (26,2%), a Universidade Católica Portuguesa (Porto: 16,4%) e o Instituto Politécnico de Coimbra (13,1%) a serem as principais instituições de proveniência dos finalistas. As principais categorias dos produtos finalistas foram: snacks (34,1%), sobremesas (17,1%), refeições prontas a consumir (12,2%), bebidas (9,8%). As características mais mencionadas na descrição desses produtos foram: rico em compostos bioativos (34,2%), sem glúten / sem lactose ou com baixo teor de açúcar / gordura (19,0%), saudável (11,4%) e vegetariano / vegano (11,4 %). Conclusões: Este estudo proporciona informação útil para os participantes nas futuras edições desta competição, assim como uma fonte de inspiração para empreendedores desenvolvam novos produtos alimentares.
Título traduzido da contribuiçãoEcotrophelia Portugal (2017-2020): análise de conteúdo de um concurso para promoção do empreendedorismo académico e da inovação alimentar
Páginas (de-até) 68-73
Número de páginas6
RevistaActa Portuguesa de Nutrição
Número de emissão27
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - dez 2021

• Competição
  • Inovação
  • Inovação alimentar
  • Empreendedorismo
  • Ecotrophelia Portugal

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Ecotrophelia Portugal (2017-2020): análise de conteúdo de um concurso para promoção do empreendedorismo académico e da inovação alimentar“. Em conjunto formam uma impressão digital única.