Resumo
Após uma caracterização sucinta da actual condição pós-moderna, serão desenvolvidas algumas questões que, pela sua relevância actual no campo da educação, merecem ser revisitadas de modo crítico, nomeadamente, e num primeiro momento, a escola, o conflito e a convivência. Num segundo momento, apontar-se-ão algumas características da escola que fazem dela uma organização com alguma perversidade, hipocrisia e irracionalidade. O último aspecto a ser tratado irá compreender a escola como organização comunicacional ou organização convivencial, onde os conceitos de disciplina, violência, conflito e convivência assumem um sentido mais profundamente democrático.
Título traduzido da contribuição | Education, conflict and democratic conviviality |
---|---|
Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 503-513 |
Número de páginas | 11 |
Revista | Ensaio |
Volume | 16 |
Número de emissão | 61 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - out. 2008 |
Publicado externamente | Sim |
Keywords
- Educação
- Conflito
- Convivência