Educação, conflito e convivência democrática

Carlos Vilar Estêvão*

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Após uma caracterização sucinta da actual condição pós-moderna, serão desenvolvidas algumas questões que, pela sua relevância actual no campo da educação, merecem ser revisitadas de modo crítico, nomeadamente, e num primeiro momento, a escola, o conflito e a convivência. Num segundo momento, apontar-se-ão algumas características da escola que fazem dela uma organização com alguma perversidade, hipocrisia e irracionalidade. O último aspecto a ser tratado irá compreender a escola como organização comunicacional ou organização convivencial, onde os conceitos de disciplina, violência, conflito e convivência assumem um sentido mais profundamente democrático.
Título traduzido da contribuiçãoEducation, conflict and democratic conviviality
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)503-513
Número de páginas11
RevistaEnsaio
Volume16
Número de emissão61
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - out. 2008
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Educação
  • Conflito
  • Convivência

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