Resumo
O autor começa por caracterizar de uma forma genérica a educação actual, com relevância para a influência que as diversas escalas (global, regional, nacional e local) exercem no fenómeno educativo. Realça, ainda, a forma como a matriz institucional da escola se alterou face aos desafios da conjuntura actual. Num segundo momento, é apresentada uma concepção de educação em direitos humanos de cariz mais funcional e pragmática, para, depois, o autor sinalizar os traços mais relevantes de uma educação critica em direitos humanos, assente noutros pressupostos, noutra normatividade. No final, e de uma forma mais didáctica, o autor apresenta o decálogo de uma educação crítica em direitos humanos, que permanece radicalmente como uma educação política.
Título traduzido da contribuição | Education for human rights: a critical proposal |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 161-170 |
Número de páginas | 10 |
Revista | Studia Historica. Ha Contemporánea |
Volume | 36 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 31 dez. 2018 |
Keywords
- Educação actual
- Direitos humanos
- Educação crítica em direitos humanos