Educação para os direitos humanos: uma proposta crítica

Título traduzido da contribuição: Education for human rights: a critical proposal

Carlos V. Estêvão

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Resumo

O autor começa por caracterizar de uma forma genérica a educação actual, com relevância para a influência que as diversas escalas (global, regional, nacional e local) exercem no fenómeno educativo. Realça, ainda, a forma como a matriz institucional da escola se alterou face aos desafios da conjuntura actual. Num segundo momento, é apresentada uma concepção de educação em direitos humanos de cariz mais funcional e pragmática, para, depois, o autor sinalizar os traços mais relevantes de uma educação critica em direitos humanos, assente noutros pressupostos, noutra normatividade. No final, e de uma forma mais didáctica, o autor apresenta o decálogo de uma educação crítica em direitos humanos, que permanece radicalmente como uma educação política.
Título traduzido da contribuiçãoEducation for human rights: a critical proposal
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)161-170
Número de páginas10
RevistaStudia Historica. Ha Contemporánea
Volume36
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 31 dez. 2018

Keywords

  • Educação actual
  • Direitos humanos
  • Educação crítica em direitos humanos

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