Educação, território e governação: o programa aproximar e a terceira margem

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Resumo

O presente texto elege como objeto de análise o Programa Aproximar Educação e sua execução nos quinze municípios que foram convidados pelo Governo para a ele aderir. Procede-se a uma breve análise de conteúdo da Resolução Ministerial, analisa-se de modo genérico os quinze contratos interadministrativos de delegação de competências, descendo-se ao particular em relação a dois deles, e procura-se analisar a distribuição de poderes entre o centro e as periferias, aqui incluindo o município, o Conselho Municipal de Educação e o agrupamento de escolas.Sustenta-se que, no plano das orientações para a ação, é visível a vontade política de instituir um novo modelo de governação local da educação que designaremos de regulação sociocomunitária, embora esta leitura não possa ser generalizada. Analisam-se sumariamente alguns discursos críticos que vêm neste processo uma forma de desresponsabilização do Estado, de “privatização” da educação e de municipalização.Conclui-se que o desenvolvimento deste programa se inscreveu num paradigma de conflito de visões, poderes e contrapoderes, sendo incerto o seu futuro.
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)35-52
Número de páginas18
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão15
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jan 2015

Keywords

  • Regulação
  • Governação
  • Descentralização
  • Município

Citação