Educação e cidadania, uma nova prática na pluralidade social: a especificidade da pedagogia cristã

João Bartolomeu Rodrigues, Levi Leonildo Fernandes da Silva, Elsa Morgado

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Resumo

Propomo-nos refletir sobre a simbiose entre as relações convocadas para o ato educativo que concomitantemente concorrem para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade. Partindo do pressuposto que a educação é uma atividade intencional, evidenciamo-la como uma condição para a ação do cidadão no contexto da polis, bem como para o desenvolvimento sustentável dos povos. O discurso da educação também propõe que o bem-estar humano possa consolidar as ações individuais com a capacidade de percepção da realidade de cada um, para melhor interação com o meio social e cultural em que vivemos. Neste sentido, a pluralidade social permitirá que o desempenho individual se estabeleça com dignidade para a construção da cidadania, uma vez que, é fundamental o pensamento coletivo no que diz respeito ao desenvolvimento e o progresso da nação. Urge refletir sobre os seus pressupostos teóricos e firmar um pacto cultural cuja atividade criadora do indivíduo se materialize na construção de ideias inovadoras que valorizem o processo de construção da cidadania. Este ensaio pretende: mostrar que a essência da educação está presente, desde a primeira hora, na literatura cristã; demostrar que a pedagogia cristã prolonga, aprofunda e aprimora este aperfeiçoamento intencional do ser humano.
Título traduzido da contribuiçãoEducation and citizenship, a new practice in social plurality: the specificity of Christian pedagogy
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)288-304
Número de páginas17
Revista Horizonte
Volume19
Número de emissão58
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 30 abr 2021

Keywords

  • Pedagogia cristã
  • Cidadania
  • Pluralidade social
  • Educação
  • Cultura

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Educação e cidadania, uma nova prática na pluralidade social: a especificidade da pedagogia cristã“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação