Elaboração e validação de um álbum seriado para prevenção do pé diabético

Maria Auxiliadora Aguiar Chaves, Rosimeire Ferreira dos Santos, Luana Kelle Batista Moura, Eliana Campelo Lago, Kayo Henrique Jardel Feitosa Sousa, Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Citação (Scopus)
12 Transferências (Pure)

Resumo

Introdução: as tecnologias educacionais proporcionam conhecimento de forma mais interativa e promoção da saúde à comunidade, contribuindo para a construção do saber dos seus usuários. Contudo, ainda são pouco utilizadas para as pessoas com diabetes mellitus. Objetivo : elaborar e validar o conteúdo e aparência de um álbum seriado sobre prevenção do pé diabético para utilização por profissionais da Atenção Primária à Saúde. Materiais e Métodos : estudo metodológico. Os dados foram coletados de agosto a setembro de 2018 e ocorreu por meio do envio de instrumentos de avaliação de validação, via e-mail, para especialistas selecionados na Plataforma Lattes. Para análise dos dados, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) com valor m í nimo estabelecido de 0,78. Resultados : participaram sete especialistas com experiência em educação em saúde, tecnologias educacionais e/ou diabetes mellitus. Em relação aos objetivos, estrutura, apresentação e relevância, todos os itens apresentaram IVC global de 0,96. Conclusão: o álbum seriado foi considerado v á lido pelos especialistas e uma tecnologia capaz de auxiliar o profissional de saúde no rastreio do pé em risco da pessoa com diabetes mellitus.
Título traduzido da contribuiçãoDevelopment and validation of an educational guide for the prevention of diabetic foot complications
Idioma originalPortuguese
Número do artigoe1233
Número de páginas11
RevistaRevista Cuidarte
Volume12
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - jan. 2021

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Elaboração e validação de um álbum seriado para prevenção do pé diabético“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação