Filipe Couto, Ana Mouta, Ana Paulino, João Ferreira

Resultado de pesquisarevisão de pares

Procura-se dar a conhecer um estudo de caso desenvolvido num Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) do concelho do Porto, focado na construção de uma metodologia pedagógica significativa para a transferência de aprendizagens entre os estudantes e as suas famílias, utilizando Tecnologias Digitais (TD). Através de atividades intencionais e sistemáticas desenvolvidas ao longo de um ano letivo, que visaram o empoderamento da comunidade, desenvolveram-se competências relacionadas com a literacia para a informação, a literacia mediática e digital. O envolvimento dos encarregados de educação foi sistematicamente considerado: tanto pela planificação das sessões de aprendizagem, como pela convocatória da sua presença na escola em momentos chave de monitorização do projeto, para a realização de entrevistas. Estes processos acabaram por configurar novos circuitos de troca emocional e simbólica entre mães, pais e filhos e por afetar positivamente o sentido de agência e de autoria de todos os participantes.
Título traduzido da contribuiçãoCommunity Empowerment: enhancing transfer of learning from a meaningful pedagogical methodology
Páginas201-203
Estado da publicaçãoPublicado - jul. 2015
EventoI Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano - Universidade Católica Portuguesa, Porto
Duração: 23 jun. 201524 jun. 2015

Conferência

ConferênciaI Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano
País/TerritórioPortugal
CidadePorto
Período23/06/1524/06/15

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Empoderamento Comunitário: o reforço de transferência de aprendizagens de uma metodologia pedagógica significativa“. Em conjunto formam uma impressão digital única.