Encontrar um novo sentido da vida: um estudo explicativo da adaptação após lesão medular

Resultado de pesquisarevisão de pares

3 Citações (Scopus)

Resumo

Este estudo teve como finalidade explorar e descrever o fenómeno de adaptação após lesão medular, enfatizando a explicação das estratégias de adaptação adotadas, e procurando identificar as implicações que têm nos cuidados de enfermagem. A metodologia utilizada foi a Qualitativa, tendo como referência metodológica a Grounded Theory. Para tal, foi dada voz ativa a nove indivíduos que sofreram lesão medular, com um percurso de adaptação de sucesso à nova condição, utilizando a entrevista semidirigida. Foi efetuada também análise documental de alguns relatos de vida, partindo para a análise dos dados à luz da Grounded Theory. Foi possível explicar o fenómeno de adaptação após lesão medular, sendo evidenciada a influência do encontro com um novo sentido da vida, na manutenção da disposição para gerir as consequências que advêm do confronto com uma lesão medular. O tema central do estudo prende-se assim com a dimensão espiritual da pessoa, o que antevê uma intervenção de enfermagem específica nesta área, junto do indivíduo após lesão medular.
Título traduzido da contribuiçãoA new sense for living: a comprehensivestudy about the adaptation processfollowing spinal cord injuries
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)573-580
RevistaRevista da Escola de Enfermagem da USP
Volume43
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - set 2009

Keywords

  • Traumatismos da medula espinal
  • Adaptação
  • Reabilitação
  • Espiritualidade

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Encontrar um novo sentido da vida: um estudo explicativo da adaptação após lesão medular“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação