Ensino-aprendizagem baseados nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básico

Maria José Carvalho *, José Matias Alves, António Andrade

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

212 Transferências (Pure)

Resumo

Para melhorar as aprendizagens dos alunos do sétimo ano, do terceiro ciclos do ensino básico português, em Matemática, aplicou-se um estudo sobre o ensino-aprendizagem. Conhecer o perfil dos 133 alunos participantes no estudo e a sua capacidade motivacional de aprender, foi importante, potenciando o seu papel ativo e crítico, na construção e divulgação do conhecimento. A relevância deste estudo, centra-se na implementação, em aulas de Matemática, de uma metodologia de estilos diferenciados de aprendizagem dos alunos, em momentos destintos: ensino presencial e não presencial. Aplicou-se a Metodologia VARK no acesso à informação completando com Metodologia CHAEA na partilha de conhecimento. Na primeira metodologia procura-se aperfeiçoar o conhecimento e as competências adquiridas pelos alunos, direcionando as aulas para as preferências individuais de aprendizagem, na segunda proporciona-se momentos diferentes de partilha de aprendizagens. A metodologia de investigação foi de cariz qualitativa, abrangendo recolha de dados, observações diretas, questionários e produções dos alunos em estudo. A maioria dos alunos obteve o estilo multimodal e múltiplo, respetivamente VARK e CHAEA. As aulas, nas duas modalidades, incluíram vários estilos em simultâneo, procurou-se, pois, encontrar, para os alunos, formas facilitadoras da abordagem e assimilação seguras, dos novos conteúdos ministrados, e mais ajustadas aos seus perfis; presencialmente privilegiou-se o trabalho em díade e individual, no ensino não presencial, alicerçou-se em pequenos grupos de alunos, figurando todos os estilos de aprendizagem. Os resultados, 85% de sucesso, refletem o esforço e as exigências colocadas aos alunos, confirmam uma maior dedicação ao estudo e o incremento do interesse em aprender.
Título traduzido da contribuiçãoTeaching and learning based on learning styles: seeking individual success in basic education
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)1-18
Número de páginas26
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Volume26
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 18 dez. 2023

Keywords

  • Matemática
  • 7.º ano de escolaridade
  • Estilos de aprendizagem
  • Modelo VARK
  • Model CHAEA

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Ensino-aprendizagem baseados nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básico“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação