Ensino e aprendizagem baseados nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básico

Maria José de Oliveira Rodrigues Carvalho, José Matias Alves, António Andrade

Resultado de pesquisarevisão de pares

11 Transferências (Pure)

Resumo

Para melhorar as aprendizagens dos alunos do sétimo ano de escolaridade em Matemática, aplicou-se metodologia de estilos diferenciados de aprendizagem dos alunos, em momentos distintos: ensino presencial e não presencial. Conhecer o perfil dos 133 alunos participantes no estudo e a sua capacidade motivacional de aprender, foi importante, potenciando o seu papel ativo e crítico, na construção e divulgação do conhecimento. Para o acesso à informação, aplicou-se a Metodologia VARK, cujo nome decorre do acrónimo de Visual, Aural, Read/Write e Kinesthetic, proposto pela primeira vez em mil novecentos e noventa e dois, pelos pesquisadores neozelandeses Neil D. Fleming e Colleen Mills (1992), quando investigavam processos de ensino e aprendizagem. Já na forma de partilhar o conhecimento foi aplicada a Metodologia CHAEA, Cuestionario Honey y Alonso de Estilos de Aprendizaje”, adaptado e traduzido para o português, por Portilho (2011). Na primeira metodologia procura-se aperfeiçoar o conhecimento e as competências adquiridas pelos alunos, direcionando as aulas para as preferências individuais de aprendizagem, na segunda proporciona-se momentos diferentes de partilha de aprendizagens. A metodologia de investigação foi de cariz qualitativa, abrangendo recolha de dados, observações diretas, questionários e produções dos alunos em estudo. A maioria dos alunos obteve o estilo multimodal e múltiplo, respetivamente VARK e CHAEA. As aulas, nas duas modalidades, incluíram vários estilos em simultâneo, procurou-se, pois, encontrar, para os alunos, formas facilitadoras da abordagem e assimilação seguras, dos novos conteúdos ministrados, e mais ajustadas aos seus perfis; presencialmente privilegiou-se o trabalho em díade e individual, no ensino não presencial, alicerçou-se em pequenos grupos de alunos, figurando todos os estilos de aprendizagem. Os resultados de sucesso passaram de 73% para 85%, refletindo o esforço e as exigências colocadas aos alunos, confirmam uma maior dedicação ao estudo e o incremento do interesse em aprender.
Idioma originalPortuguese
Páginas41-42
Número de páginas2
Estado da publicaçãoPublicado - jul. 2023
EventoV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto
Duração: 21 jul. 202323 jul. 2023
https://fep.porto.ucp.pt/pt-pt/asset/22676/file

Seminário

SeminárioV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
País/TerritórioPortugal
CidadePorto
Período21/07/2323/07/23
Endereço da Internet

Keywords

  • Estilos de aprendizagem
  • Matemática no 7.º ano
  • Modelos VARK e CHAEA

Citação