Equipas educativas e potentia agendi na escola

Joaquim Machado de Araújo*

*Autor correspondente para este trabalho

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Resumo

A equipa educativa enquanto base de organização pedagógica surge em tempo de esperança na democratização do ensino e na regeneração da escola e inspira experiências escolares que induzem a sua admissão em sede legislativa como opção das escolas. Esta concessão legislativa resulta da influência positiva que elas lhe atribuem na aprendizagem dos alunos, no ambiente educativo, na contextualização do currículo e no desenvolvimento dos profissionais. O estudo é de natureza qualitativa e analisa o texto legislativo como discurso do legislador, enuncia possíveis significados da expressão e identifica a base de organização do processo de ensino em que se insere essa possível figura organizacional da escola. Adotando uma perspetiva de complementaridade da ideologia e da utopia, reconhece e problematiza o reforço do valor simbólico do conceito pela conjugação de conceitos também polissémicos, como os de autonomia e trabalho colaborativo. Distingue também a sua função de legitimação das medidas governativas e das reinterpretações que delas fazem as escolas e realça o seu contributo para resgatar a esperança na sua renovação e na transformação da sociedade.
Título traduzido da contribuiçãoEducational teams and potentia agendi in the school
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)13-26
Número de páginas14
RevistaRevista Lusófona de Educação
Volume62
Número de emissão62
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 21 mai. 2024

Keywords

  • Equipa educativa
  • Trabalho colaborativo
  • Autonomia

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