Erasmus+: a study of the path of pedagogical innovation practices

Título traduzido da contribuição: ERASMUS+: um estudo da rota das práticas de inovação pedagógica

Filipa Pereira Araújo, Cristina Palmeirão, Elsa Cristina Oliveira Marques

Resultado de pesquisarevisão de pares

28 Transferências (Pure)

Resumo

A investigação doutoral em curso apresenta como principal objetivo identificar/classificar a natureza das práticas pedagógicas utilizadas e competências desenvolvidas por via do European Action Scheme for the Mobility of Students (Erasmus+) no ensino secundário. Metodologicamente, recorremos ao método qualitativo, focado na pesquisa exploratório-descritiva, por análise de conteúdo, de um corpus de 12 artigos, com recurso ao software NVIVO11. As conclusões preliminares revelam que esse programa tem vindo a construir trajetos e práticas de inovação pedagógicos sustentados em pedagogias e metodologias ativas, com particular enfoque nas aprendizagens essenciais e na educação intercultural. A máxima é aprender uns com os outros e, em conjunto, aprender a viver juntos e a tornarem-se cidadãos para o mundo.
Título traduzido da contribuiçãoERASMUS+: um estudo da rota das práticas de inovação pedagógica
Idioma originalEnglish
Número do artigoe09778
Número de páginas15
RevistaCadernos de Pesquisa
Volume53
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2023

Keywords

  • Erasmus+
  • Educação
  • Inovação pedagógica
  • Competências

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “ERASMUS+: um estudo da rota das práticas de inovação pedagógica“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação