Escalando utopias na educação musical: potenciar o envolvimento parental para melhorar as competências dos alunos

Helena Duarte, Luísa Orvalho

Resultado de pesquisa

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Resumo

Este projeto de intervenção pedagógica resultou do trabalho desenvolvido como professora de Violino e Orquestra que acredita que há possibilidades de mudança, através de iniciativas inovadoras contra-hegemónicas, centradas na tomada de consciência e de mobilização, veiculando a responsabilidade, a solidariedade, a colaboração e a empatia de todos os atores. O projeto interdisciplinar designado “Escalando utopias na educação musical: potenciar o envolvimento parental para melhorar as competências dos alunos”, alicerçado na aprendizagem baseada em projetos e na aprendizagem da resolução de problemas, realizou-se no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, no ano de 2019. A questão orientadora de partida desta investigação qualitativa, que seguiu uma abordagem metodológica de aproximação à Investigação- Ação e envolveu 103 participantes foi: Em que medida a relação Escola-Família contribui para a motivação intrínseca, autorrealização e desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socioemocionais nos alunos do ensino artístico especializado da música? Aberto à participação da comunidade educativa, envolveu os professores das disciplinas de Classe de Conjunto do Conservatório: Orquestra Juvenil, Coro Infantil e Coro de Câmara, tendo culminado num concerto, com a colaboração dos pais e encarregados de educação dos alunos (que integraram o coro). O principal objetivo desta pesquisa foi estudar a problemática do impacto da interação social e apoio dos pais no processo de ensino e aprendizagem da música. Como técnicas de recolha e produção de dados privilegiaram-se os registos audiovisuais dos ensaios e do concerto final, o feedback qualitativo dos professores ao longo dos vários ensaios e os inquéritos de satisfação aplicados no final do concerto. A análise de conteúdo foi a técnica usada no tratamento e interpretação dos dados recolhidos durante o processo. Os resultados finais evidenciaram, após uma análise SWOT, que todos os intervenientes contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento de competências musicais e socioemocionais dos alunos, a revitalização do Projeto Educativo e Social do Conservatório e o reforço das relações Escola-Família, através do envolvimento colaborativo e ativo dos pais e encarregados de educação nas atividades de aprendizagem. Este reposicionamento de lugares reajustou perspetivas, permitindo afirmar que as relações pessoais e a interação social escalam utopias quando se manifesta a empatia, permitindo construir modos diferentes de pensar a educação artística e de vivenciar a música.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoXXIX Colóquio da AFIRSE Portugal
Subtítulo da publicação do anfitriãoA Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea: Contributos da Investigação
EditoresCarmen Cavaco, Fernando Albuquerque Costa, Joana Marques, Joana Viana, Rúben Marreiros, Ana Rita Faria, Nuno Dorotea
Local da publicaçãoLisboa
EditoraAFIRSE Portugal
Páginas500-510
Número de páginas11
ISBN (impresso)9789898272430
Estado da publicaçãoPublicado - 6 set. 2022
Evento XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal - Lisboa
Duração: 9 fev. 202211 fev. 2022

Conferência

Conferência XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal
País/TerritórioPortugal
CidadeLisboa
Período9/02/2211/02/22

Keywords

  • Ensino artístico especializado da música
  • Envolvimento parental
  • Interação social

Citação