Ensaio sobre o dom na televisão

Eduardo Cintra Torres*

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

O dom tem sido estudado nas mais variadas áreas das relações sociais, mas não na sua concretização televisiva, constante e variada. Partindo da perspetiva da televisão, não só como reprodutora, mas também como produtora de sociedade, tentamos uma abordagem sociológica geral do dom na televisão. Tal como nas restantes relações sociais, ele manifesta-se de diferentes formas, desde os grandes teleeventos caritativos até aos talk shows quotidianos. Apesar de inseridas na esfera mercantil do negócio televisivo, estas emissões mantêm o caráter primordial do dom, reforçando a autoridade da televisão e os laços com a sua audiência.
Título traduzido da contribuiçãoEssay on the gift in television
Páginas (de-até)59-72
Número de páginas14
RevistaAnálise Social
Volume49
Número de emissão210
Estado da publicaçãoPublished - 2014

• Dom
  • Televisão
  • Sociologia
  • Marcel Mauss

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Ensaio sobre o dom na televisão“. Em conjunto formam uma impressão digital única.