Resumo
O Deus invocado com o nome próprio Yahvé é o mesmo Ser pessoal que os patriarcas invocaram como “Deus do pai”. Mas o nome em si só terá sido atribuído ao Deus de Israel na passagem dos hebreus pela experiência humana e religiosa do êxodo,liderados por Moisés. É à memória do êxodo que está inextricavelmente associado o nome do Deus da fé yahvista. E só séculos depois desse acontecimento histórico fundador é que a fé do povo bíblico deu uma explicação teológica do sagrado tetragrama, situando-a no contexto da teofania que desencadeou o êxodo e fazendo hermenêutica dele. Fê-lo por meio da assonância mais próxima, com uma forma verbal de hayah. Entendia assim o nome dado a Deus em termos de “Ser, Existir”, como «o verdadeiramente Existente» para o povo, tornando-o livre da escravidão para se religar a Ele por meio de uma aliança de amizade.
Idioma original | Portuguese |
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Páginas (de-até) | 51-66 |
Número de páginas | 16 |
Revista | Didaskalia |
Volume | 38 |
Número de emissão | 2 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 1 jun. 2008 |