Estratégia e desempenho em empresas de mediação imobiliária: análise relacional entre as variáveis

António José Oliveira, António Mendes Ferreira

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Resumo

O ambiente dos negócios é um sistema complexo e dinâmico que necessita de ser analisado de forma cuidada, para se obter sucesso. Situações complexas e críticas que ocorreram e ocorrem nas organizações dificultam, a criação e manutenção de vantagem competitiva. Fatores como a globalização, cessação de fronteiras comerciais e criação de redes globais de negócio, são algumas das novas oportunidades e ameaças que têm afetado as empresas. A situação económica recente está a levar a uma rápida e acelarada revolução e mudança de paradigma, o que tem resultado numa crescente incerteza e complexidade. Este trabalho tem como objetivo, analisar a influência da estratégia no desempenho nas empresas de mediação imobiliária. Para atingir este objetivo, esta investigação desenvolveu-se segundo uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, dirigido aos órgãos de gestão das empresas de mediação imobiliária em Portugal, pertencentes a uma organização internacional de mediação imobiliária, através dos quais se obtiveram 70 respostas válidas. Os resultados obtidos mostram que a estratégia exerce uma forte influência sobre o desempenho, especialmente, nas dimensões do desempenho financeiro, clientes e processos internos. Aqueles revelam, ainda, que o tipo de estratégia dominante destas empresas é a estratégia prospetor, que exerce uma forte ligação entre o desempenho financeiro, os clientes e os processos internos. Este estudo contribui para o desenvolvimento da literatura, no que respeita à estratégia e desempenho, permitindo expandir o conhecimento sobre estratégia e desempenho, através da aplicação de constructos. Ao nível empresarial, as empresas deste setor e tipo, devem utilizar os recursos de forma eficiente, de modo a sustentar a vantagem competitiva e o desempenho.
Título traduzido da contribuiçãoStrategy and performance in real estate mediation companies: relational analysis among the variables
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)3-40
Número de páginas38
RevistaGestão e Desenvolvimento
Número de emissão30
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 23 mar 2022

Keywords

  • Estratégia
  • Desempenho
  • Balanced scorecard
  • Empresas de mediação imobiliária

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Estratégia e desempenho em empresas de mediação imobiliária: análise relacional entre as variáveis“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação