Estudo da prevalência de cárie e obesidade numa população pediátrica da Madeira

Resultado de pesquisarevisão de pares

Introdução: A obesidade e a cárie dentária são duas doenças com elevada prevalência, consideradas como graves problemas de saúde pública em todo o mundo. O objetivo geral deste estudo foi avaliar a prevalência de cárie e obesidade, bem como a sua relação numa população pediátrica da ilha da Madeira. Material e Métodos: Foi realizado um estudo observacional descritivo transversal. A recolha de dados foi realizada através do preenchimento de um questionário, do exame intraoral e do registo fotográfico dos lanches escolares de crianças do Colégio de Santa Teresinha. Resultados: Foram avaliadas 105 crianças. A prevalência de cárie dentária encontrada foi de 32,38%, sem associação com o género. Relativamente à caracterização nutricional, tendo em conta a utilização do índice de massa corporal (IMC), 63,8% das crianças possuía um peso normal, 2,9% baixo peso, 15,2% excesso de peso e 18,1% eram obesos. Foi verificada a relação entre os valores mais elevados de IMC por idade e o maior consumo de refrigerantes e/ou gelatina (p=0,015). Discussão: A literatura apresenta uma enorme heterogeneidade relativamente à associação entre cárie e obesidade. Neste estudo essa associação não foi verificada. Conclusões: Este estudo permitiu sensibilizar os encarregados de educação, crianças e educadores para a importância da constituição dos lanches escolares e dos hábitos de higiene oral. Implicações clínicas: É importante para as entidades responsáveis, o desenvolvimento de programas de prevenção da obesidade e cárie dentária. Melhorar os lanches escolares, diminuindo os produtos com grandes quantidades de açúcar, nomeadamente os refrigerantes, e aumentando o consumo de fruta, cereais integrais e água.
Estado da publicaçãoPublicado - 9 nov 2018
Evento27º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas - Porto