Teologia europeia na contemporaneidade. Categoria, transformações e perspetivas

Resultado de pesquisarevisão de pares

8 Transferências (Pure)

Resumo

A normalização de categorias teológicas de matriz contextual‑geográfica (tais como teologias latino‑americanas, asiáticas ou africanas) faz levantar a questão acerca de uma teologia europeia. Procura‑se, neste artigo, questionar a existência de uma categoria como teologia europeia. Esta parece não surgir, no cenário teológico, enquanto tal, razão pela qual se reconhece um subdesenvolvimento de uma tal categoria. Verifica‑se que este subdesenvolvimento estará intimamente associado a um conjunto de transformações contemporâneas tanto ao nível eclesial‑teológico como ao nível mundial‑cultural, que no fundo remetem para a perda da hegemonia cultural e cristã da Europa. Ensaia‑se, por fim, uma sumária descrição do cenário teológico‑europeu, apontando três grandes perspetivas: crítica (que recolhe de outras epistemologias métodos e análises para composição do seu discurso teológico), hermenêutica (que parte da facticidade da experiência crente‑cristã e busca sobretudo o seu sentido) e mistagógica (que parte de um pressuposto em favor do dado da fé e a esta quer conduzir).
Título traduzido da contribuição European theology in the contemporary period. Category, transformations and perspectives
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)145-160
Número de páginas16
RevistaEphata
Volume2
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 30 out. 2020

Keywords

  • Teologia
  • Teologias contextuais
  • Teologia europeia

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Teologia europeia na contemporaneidade. Categoria, transformações e perspetivas“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação