Andreson Félix da Cruz, Ana Victória da Silva Mendes, Andressa Amorim dos Santos, Izabel Costa Barros, Alessandra Braga Ribeiro, Waleska Ferreira de Albuquerque

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

O dindin é um alimento gelado e refrescante, que pode ser classificado quanto a origem da matéria-prima utilizada na produção como natural ou artificial e de acordo com a RDC nº 12, de 02 de janeiro de 2001, a qual estabelece parâmetros microbiológicos para o controle sanitário na área de alimentos, este alimento é classificado como gelado comestível. Este trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade microbiológica de gelados comestíveis comercializados em refeitórios de um campus universitário da cidade de Teresina-Piauí. Para tanto, foram coletadas 23 amostras adquiridas de 05 ambulantes, no período de outubro de 2019 a março de 2020. Após a coleta, as amostras foram preparadas para análise pelo método de diluição decimal seriada e forma submetidas em seguida a testes presuntivos e confirmatórios para enumeração de coliformes a 35 °C, de coliformes a 45 °C e pesquisa de Escherichia coli; realizou-se a pesquisa de estafilococos coagulase positiva e teste de presença ou ausência de Salmonella sp. Os resultados sugerem que 56,50% das amostras indicaram contaminação por coliformes a 35 °C e que 43,50% das amostras encontravam-se com contagem de coliformes a 45 °C superior ao estabelecido pela legislação e que não houve indicativo da presença de E. coli em 100% das amostras analisadas. A pesquisa de estafilococos coagulase positiva e Salmonella sp, apresentaram resultados em conformidade com a legislação. Parte das amostras apresentam qualidade microbiológica insatisfatória, sendo necessária a revisão das etapas de produção e armazenamento do produto final quanto ao aspecto sanitário.
Título traduzido da contribuiçãoEvaluation of the microbiological quality of edible ice cream commercialized by rulers in cafeteria of a university campus in the city of Teresina-Piauí
Páginas (de-até)121447-121460
Número de páginas14
Revista Brazilian Journal of Development
Volume7
Número de emissão12
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 1 jan 2022

• Toxinfecção alimentar
  • Microbiologia de alimentos
  • Doenças transmitidas por alimentos

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Avaliação da qualidade microbiológica de gelados comestíveis comercializados por ambulantes em refeitórios de um campus universitário da cidade de Teresina-Piauí“. Em conjunto formam uma impressão digital única.