Examining professional identities: an exploratory study of images and social representations about the pedagogical coordinator

Título traduzido da contribuição: Examinando a identidade profissional: um estudo exploratório das imagens e representações sociais sobre o coordenador pedagógico

Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel, Ariane Franco Lopes da Silva, Sabrina Plá Sandini

Resultado de pesquisarevisão de pares

3 Transferências (Pure)

Resumo

O estudo examina as representações sociais de coordenadores pedagógicos sobre sua identidade profissional e levanta as seguintes questões: Como o coordenador percebe a sua profissão? Como ele entende a visão dos outros sobre sua função? Que imagens sobre o coordenador são veiculadas em revistas eletrônicas e como elas se relacionam com suas próprias representações? Com o suporte da teoria das representações sociais, a pesquisa examina imagens de coordenadores pedagógicos em revistas online e analisa as respostas de coordenadores a duas questões sobre a sua identidade profissional. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo e por técnicas de análise de imagens nas investigações em representações sociais. Os resultados mostram imagens consensuais sobre o coordenador e discrepâncias entre essa imagem e as que ele acredita que os outros têm dele. Os resultados contribuem para o debate acerca da construção dessa identidade profissional.
Título traduzido da contribuiçãoExaminando a identidade profissional: um estudo exploratório das imagens e representações sociais sobre o coordenador pedagógico
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)313-329
Número de páginas17
RevistaRevista Eletrônica Pesquiseduca
Volume16
Número de emissão42
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 30 nov. 2024

Keywords

  • Representações sociais
  • Identidade profissional
  • Coordenador pedagógico

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Examinando a identidade profissional: um estudo exploratório das imagens e representações sociais sobre o coordenador pedagógico“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação