Exercício da parentalidade positiva pelos pais de crianças até três anos: construção e validação de escalas de medida

Maria da Saudade de Oliveira Custódio Lopes, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues Dixe

Resultado de pesquisarevisão de pares

7 Citações (Scopus)
26 Transferências (Pure)

Resumo

Os objetivos deste estudo foram descrever a construção e obtenção de algumas evidências de validade de três escalas multidimensionais em que os mesmos 30 itens, distribuídos por cinco dimensões, medem a autoperceção da confiança, das dificuldades e da necessidade de conhecimentos dos pais no exercício da parentalidade positiva, nos primeiros três anos da criança. O conteúdo das escalas resultou da literatura e de estudos exploratórios e foi validado por peritos. A análise da sua fidedignidade e validade, por meio de correlações de Pearson e coeficiente alfa de Cronbach, partiu dos resultados de um questionário aplicado a uma amostra não probabilística de 1.011 pais. Nas dimensões e itens, os valores de α situaram-se entre 0,769 e 0,890 e os de r foram >0,37; p<0,01. Concluiu-se que as escalas medem três variáveis que operacionalizam o exercício da parentalidade positiva, e a sua utilização permite direcionar o apoio de enfermagem.
Título traduzido da contribuiçãoPositive parenting by parents of children up to three years of age: development and validation of measurement scales
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)787-795
Número de páginas9
RevistaRevista Latino-Americana de Enfermagem
Volume20
Número de emissão4
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 5 set. 2012

Keywords

  • Pais
  • Pátrio poder
  • Psicometria
  • Medidas

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Exercício da parentalidade positiva pelos pais de crianças até três anos: construção e validação de escalas de medida“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação