Experiência de estágio em contexto de unidade de cuidados neonatais: análise segundo a metodologia SWOT

Ana Rita Mota, Fernanda Loureiro*

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

7 Transferências (Pure)

Resumo

Na formação dos estudantes de enfermagem é essencial o desenvolvimento de competências sobretudo durante a prática clínica. Uma forma de fomentar a reflexão é pela elaboração de registos estruturados sobre os episódios vivenciados. Apresenta-se a análise de uma prática clínica num contexto de neonatologia que teve como objetivo refletir acerca do estágio curricular procurando o desenvolvimento de competências e a aprendizagem. Foi utilizada enquanto metodologia a ferramenta de análise strengths, weaknesses, opportunities e threats (SWOT). Foi possível identificar aspetos individuais (forças: consciência das capacidades e limitações, a vontade de aprender, a facilidade de comunicação, a relação com a enfermeira tutora; fraquezas: nervosismo e receio) e aspetos ambientais (oportunidades: organização do serviço, diversidade de experiências e ambiente seguro; ameaças: barreiras linguísticas e tempo de estágio). Pela reflexão acerca destes aspetos fundamentados na literatura foi possível o desenvolvimento de competências enquanto futura profissional de enfermagem.
Título traduzido da contribuiçãoClinical practice experience in a neonatal care unit: analysis according to the SWOT methodology
Idioma originalPortuguese
Número de páginas8
RevistaRevSALUS
Volume6
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 29 abr. 2024

Keywords

  • Neonatologia
  • Aprendizagem
  • Estudantes de enfermagem
  • Recém-nascido
  • Enfermagem neonatal

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Experiência de estágio em contexto de unidade de cuidados neonatais: análise segundo a metodologia SWOT“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação