Experiências de captação de recursos e a interface com o marketing social: estudo de caso no Núcleo Social de Diadema

Alexandre Luzzi Las-Casas, Ruy Teske, Susana Costa e Silva, Belmiro do Nascimento João

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

As organizações não governamentais (ONGs) são um dos tipos de organizações que compõem o terceiro setor. Este estudo tem o objetivo de identificar as estratégias para captação de recursos utilizada por uma ONG brasileira, verificar a interface com o marketing social e levantar oportunidades de aplicar estratégias para alavancar a captação de recursos. A pesquisa foi qualitativa, com o método de estudo de caso no Núcleo Social de Diadema. Como conclusões, foi possível avaliar vários pontos que fazem interface com o marketing. Os administradores devem procurar transpor as barreiras que existem nestes setores para a implantação da atividade e organizá-la, evitando dispersão de esforços. O planejamento estratégico deve ser aplicado pelas instituições do setor, bem como incluir uma adequada distribuição das diferentes fontes de recursos. Há uma tendência de centralização para a captação de recursos, o que limita a arrecadação. As estratégias de marketing se limitam à comunicação. No entanto há a diversificação de captação de recursos. Entre as várias conclusões apresentadas, percebe-se a necessidade de aplicação do marketing social na captação de doações para organizações com propostas sociais.
Título traduzido da contribuiçãoExperiences of fundraising and the interface with social marketing: a case study in the Diadema Social Center
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)513-530
Número de páginas18
RevistaInterações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local
Volume22
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 15 set 2021

Keywords

  • Captação de recursos
  • Terceiro setor
  • Marketing social

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Experiências de captação de recursos e a interface com o marketing social: estudo de caso no Núcleo Social de Diadema“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação