Experiencing european streets: tactics for a translocal narrative

Resultado de pesquisa

A tese envolve-se no debate sobre a experiência de um tipo específico de ruas como parte da vida cultural das cidades. A densidade e riqueza das páginas de Michel de Certeau sobre a prática espacial e as suas ideias sobre a relação do caminhar com tácticas de apropriação do quotidiano são uma perspectiva fundacional deste estudo. Ao contrário do que é comumente aceite, de Certeau coloca as tácticas não como subordinadas à estratégia, mas como opostas àquela. Tal como a estratégia pressupõe o controlo, a táctica aparece como o domínio dos não-poderosos, bem como da informalidade e da experiência. Numa época em que processos acelerados de consumo e gentrificação requerem criação e trabalho cultural para serem responsáveis, há uma necessidade urgente de combater processos que obscurecem a riqueza e o potencial das várias camadas que compõem o ambiente urbano e a localidade. A investigação levada a cabo nesta tese visa assim compreender a potencial relevância de um novo conceito cultural - o de rua criativa - que se baseia em valores e experiências a partilhar entre uma comunidade de parceiros, partes interessadas e o(s) público(s). Tornando explícitos os mecanismos narrativos conceptuais de uma abordagem inspiradora, inclusiva e participativa da rua, o trabalho fornece um quadro específico e inovador. A investigação aborda temas como lugar, rua, passeio, experiência e narrativa; noções operativas como criatividade, aprendizagem, conectividade, localidade, mobilidade, interface, experiência; e a prática do passeio em tradições várias – flânerie, strollology, a deriva Situacionista, errance, a experimentação artística contemporânea. Tudo isto enquadra a proposta de um circuito ou rede de ruas 'culturais' europeias como o palco para a localidade conectada. O resultado é uma táctica translocal que liga uma comunidade nómada, através de um conceito cultural aberto a ser partilhado em contextos urbanos diversos, enfrentando, no entanto, as mesmas questões de globalização e um horizonte cultural antecipado tanto pelo pensamento contemporâneo como pelas deambulações artísticas e literárias. Os casos de estudo discutidos nesta tese são ruas em Portugal, Estónia, Itália, Espanha e Países Baixos.
Supervisores/Consultores
  • Hanenberg, Peter, Supervisor
Data do prémio7 dez. 2021
Estado da publicaçãoPublicado - 7 dez. 2021

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Experiencing european streets: tactics for a translocal narrative“. Em conjunto formam uma impressão digital única.