Expressive-musical playfulness: reflections on childhood development

Título traduzido da contribuição: Ludicidade expressivo-musical: reflexões sobre o desenvolvimento na infância

Elsa Morgado, Beatriz Licursi, Mário Cardoso , Levi Leonido

Resultado de pesquisarevisão de pares

21 Transferências (Pure)

Resumo

Os sons e a música estão presentes na vida desde o nascimento. Nas escolas a educação musical infantil é reconhecida como importante contribuição curricular para a expansão de hábitos e realizações culturais contribuindo para a sociabilidade uma vez que a música é extremamente colaborativa neste particular. Além disso, estimula a memorização, capacidade importante para futuras aprendizagens. Apresentamos neste trabalho uma reflexão a respeito da manifestação do talento infantil, procedimentos educativos e seus efeitos generosos no cérebro, suporte para a mente, os quais serão indispensáveis para a evolução pessoal e intelectual do educando. Destacamos que a ludicidade é um fator importante na aprendizagem pois o brincar é natural da criança. O presente estudo nos possibilita apreciar a dimensão de atividades específicas a partir da iniciação musical constatando como e porque deverão ser aplicadas enquanto potencial condutor para a evolução pessoal e cognitiva na educação infantil. Nesta pesquisa pretendemos fazer uma abordagem teórico-empírica sobre a importância da ludicidade na aprendizagem da arte musical.
Título traduzido da contribuiçãoLudicidade expressivo-musical: reflexões sobre o desenvolvimento na infância
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)22-25
Número de páginas14
RevistaERAS : Revista Europeia de Estudos Artisticos
Volume14
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 30 mar. 2023

Keywords

  • Educação
  • Infância
  • Ludicidade
  • Aprendizagem
  • Educação musical

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Ludicidade expressivo-musical: reflexões sobre o desenvolvimento na infância“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação