Fatores preditivos de complicações graves em cirurgia neonatal

Dora Catré, Maria Francelina Lopes, Angel Madrigal, Bárbara Oliveiros, António Silvério Cabrita, Joaquim Silva Viana, José Farela Neves

Resultado de pesquisarevisão de pares

16 Citações (Scopus)

Objetivo: investigar a incidência e gravidade das complicações pós-operatórias precoces e identificar fatores de risco para o seu desenvolvimento em recém-nascidos submetidos ao tratamento cirúrgico, sob anestesia geral. Métodos: análise retrospectiva dos dados de 437 neonatos com doença crítica submetidos à cirurgia neonatal num centro cirúrgico pediátrico terciário, entre janeiro de 2000 e dezembro de 2010. A gravidade das complicações ocorridas nos primeiros 30 dias de pós-operatório foi classificada utilizando o sistema de Clavien-Dindo para complicações cirúrgicas, sendo considerados graves os graus III a V. Por análise estatística uni e multivariada avaliaram-se variáveis pré e intraoperatórias com potencial preditivo de complicações pós-operatórias graves.Resultados: a incidência de, pelo menos, uma complicação grave foi 23%, com uma mediana de uma complicação por paciente1:3. Ao todo, ocorreram 121 complicações graves. Destas, 86 necessitaram de intervenção cirúrgica, endoscópica ou radiológica(grau III), 25 puseram em risco a vida, com disfunção uni ou multi-órgão (grau IV) e dez resultaram na morte do paciente (grau V). Asprincipais complicações foram técnicas (25%), gastrointestinais (22%) e respiratórias (21%). Foram identificados quatro fatores derisco independentes para complicações pós-operatórias graves: reoperação, operação por hérnia diafragmática congênita, prematuridade menor que 32 semanas de idade gestacional e cirurgia abdominal. Conclusão: a incidência de complicações pósoperatórias graves após cirurgias neonatais, sob anestesia geral, permaneceu elevada. As condições consideradas fatores de riscoindependentes para complicações graves após a cirurgia neonatal podem ajudar a definir o prognóstico pós-operatório em neonatoscom doença cirúrgica e orientar as intervenções para melhoria de resultados.
Título traduzido da contribuiçãoPredictors of major postoperative complications in neonatal surgery
Páginas (de-até)363-369
Número de páginas7
RevistaRevista do Colegio Brasileiro de Cirurgioes
Volume40
Número de emissão5
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2013
Publicado externamenteSim

• Morbidade
  • Cirurgia geral
  • Índice de gravidade de doença
  • Avaliação de resultados (cuidados de saúde)
  • Recém-nascido

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Fatores preditivos de complicações graves em cirurgia neonatal“. Em conjunto formam uma impressão digital única.