Resumo
A relação entre jornalismo e educação configura um campo ainda pouco explorado, embora a prática de princípios e técnicas jornalísticas se constitua também como ferramenta pedagógica. Neste artigo, partimos de um estudo de caso com rádio online, desenvolvido junto de comunidades juvenis, e recorremos a observação participante, entrevistas e grupos focais conduzidos no âmbito do projeto RadioActive Europe (2013-14), para mostrar como os jovens participantes assumem na vida quotidiana, e particularmente na escolar, papéis semelhantes aos usados nos contextos da rádio. A aprendizagem pela ação, contudo, necessita de processos de intervenção duradouros para que essa transposição dos papéis assumidos no projeto seja mais perene, dinâmica e fluida nos processos da vida pessoal.
Título traduzido da contribuição | Journalistic tools in education: an online radio for young people |
---|---|
Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 81-100 |
Número de páginas | 20 |
Revista | Sociologia, Problemas e Práticas |
Número de emissão | 84 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 1 jan. 2017 |
Keywords
- Jornalismo
- Educação para os media
- Rádio
- Jovens
- Online