Formação contínua de professores e utilização das tecnologias de informação e comunicação

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

A formação contínua de professores constitui um instrumento privilegiado para induzir mudanças no sistema educativo, oferecendo a possibilidade de os docentes desenvolverem atitudes e conhecimentos que vêm complementar a sua formação inicial e alterar as suas práticas profissionais. No caso das escolas públicas portuguesas, a formação contínua de professores em TIC terá sido proporcionada através do desenvolvimento dos sucessivos projetos, programas e iniciativas. No entanto, a maioria dos professores continua a não utilizar as TIC de forma consistente e regular em práticas de ensino que envolvam a utilização das tecnologias pelos alunos. Sugere-se que a causa para esta situação estará no tipo de formação em TIC que tem sido proporcionada. Este estudo visa compreender a forma como esta formação tem sido planeada e identificar os seus efeitos sobre os conhecimentos dos professores e sobre a forma como estes mobilizam as TIC nos processos de ensino e aprendizagem. O estudo é de natureza qualitativa e recorre à análise de documentos, e à auscultação através de entrevista semiestruturada de formadores e professores que lecionaram e frequentaram ações de formação. Os dados obtidos sugerem possíveis fragilidades no processo de diagnóstico e levantamento de necessidades de formação, apontam para uma oferta formativa que tem procurado satisfazer necessidades do trabalho dos professores que não se relacionam com as práticas de ensino e terá produzido efeito no desenvolvimento de competências relativas ao trabalho de retaguarda dos professores, mas não alterou significativamente a utilização das TIC em sala de aula.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoIV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Subtítulo da publicação do anfitriãolivro de atas
EditoresManuel Vara Pires, Cristina Mesquita, Rui Pedro Lopes, Elisabete Mendes Silva, Graça Santos, Raquel Patrício, Luís Castanheira
Local da publicaçãoBragança
EditoraInstituto Politécnico de Bragança
Páginas541-558
Número de páginas18
ISBN (impresso)9789727452590
Estado da publicaçãoPublicado - 19 jul 2019

Keywords

  • Formação de professores
  • TIC
  • Práticas de ensino
  • Políticas tecnológicas

Citação