Resumo
A formação contínua de professores constitui um instrumento privilegiado para induzir mudanças no sistema educativo, oferecendo a possibilidade de os docentes desenvolverem atitudes e conhecimentos que vêm complementar a sua formação inicial e alterar as suas práticas profissionais. No caso das escolas públicas portuguesas, a formação contínua de professores em TIC terá sido proporcionada através do desenvolvimento dos sucessivos projetos, programas e iniciativas. No entanto, a maioria dos professores continua a não utilizar as TIC de forma consistente e regular em práticas de ensino que envolvam a utilização das tecnologias pelos alunos. Sugere-se que a causa para esta situação estará no tipo de formação em TIC que tem sido proporcionada. Este estudo visa compreender a forma como esta formação tem sido planeada e identificar os seus efeitos sobre os conhecimentos dos professores e sobre a forma como estes mobilizam as TIC nos processos de ensino e aprendizagem. O estudo é de natureza qualitativa e recorre à análise de documentos, e à auscultação através de entrevista semiestruturada de formadores e professores que lecionaram e frequentaram ações de formação. Os dados obtidos sugerem possíveis fragilidades no processo de diagnóstico e levantamento de necessidades de formação, apontam para uma oferta formativa que tem procurado satisfazer necessidades do trabalho dos professores que não se relacionam com as práticas de ensino e terá produzido efeito no desenvolvimento de competências relativas ao trabalho de retaguarda dos professores, mas não alterou significativamente a utilização das TIC em sala de aula.
Idioma original | Portuguese |
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Título da publicação do anfitrião | IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) |
Subtítulo da publicação do anfitrião | livro de atas |
Editores | Manuel Vara Pires, Cristina Mesquita, Rui Pedro Lopes, Elisabete Mendes Silva, Graça Santos, Raquel Patrício, Luís Castanheira |
Local da publicação | Bragança |
Editora | Instituto Politécnico de Bragança |
Páginas | 541-558 |
Número de páginas | 18 |
ISBN (impresso) | 9789727452590 |
Estado da publicação | Publicado - 19 jul 2019 |
Keywords
- Formação de professores
- TIC
- Práticas de ensino
- Políticas tecnológicas