Formação de professores e utilização das tecnologias digitais na escola

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Em Portugal, foram desenvolvidos sucessivos projetos, programas e iniciativas com vista ao desenvolvimento de atitudes e conhecimentos dos docentes em exercício relativamente à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC); contudo, a maioria dos professores continua a não criar situações de utilização das TIC pelos alunos de forma consistente e regular. Este estudo visa compreender a forma como a formação em TIC tem sido planeada e identificar os seus efeitos sobre os conhecimentos dos professores e sobre a forma como estes mobilizam as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. O estudo é de natureza qualitativa e recorre à análise de documentos e à entrevista semiestruturada de participantes em ações de formação na qualidade de formadores ou de formandos. Os dados obtidos sugerem possíveis fragilidades no processo de diagnóstico e levantamento de necessidades de formação e apontam para uma oferta formativa sem referencial explícito, valorizando aspetos teóricos ou teórico-práticos. Constata-se ainda que mais de metade da oferta formativa em TIC visa satisfazer necessidades do trabalho dos professores não relacionadas com as práticas de ensino, e os seus efeitos situam-se mais no desenvolvimento de competências relativas ao trabalho de retaguarda dos professores.
Título traduzido da contribuiçãoTeacher training and use of digital technologies in school
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)281-307
Número de páginas27
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão19
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 28 fev 2020

Keywords

  • Formação de professores
  • Tecnologias de informação e comunicação
  • Práticas de ensino
  • Políticas tecnológicas

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