Resultado de pesquisarevisão de pares

O fecho das escolas provocado pela situação de pandemia e a consequente passagem para ensino à distância durante o primeiro confinamento a partir de março de 2020 e agora durante o segundo período letivo de 2020/2021, expôs as escolas, os alunos, as famílias a enormes desafios e inúmeras dificuldades. Este cenário motivou a implementação, por parte das escolas de inúmeras estratégias para minorar os impactos negativos deste confinamento ao nível da aprendizagem dos estudantes e do seu envolvimento com a escola. Neste âmbito, apresenta-se neste artigo uma experiência pedagógica inovadora, ao nível da avaliação das aprendizagens dos estudantes, em decurso desde janeiro de 2019 numa escola dos 2º e 3º ciclos e secundário da área do grande Porto. Esta experiência implica a utilização frequente de questionários de avaliação formativa com correção automática e feedback imediato a alunos, pais e professores. A utilização intensiva desta ferramenta pedagógica durante os períodos de ensino à distância, neste contexto educativo, teve impacto positivo ao nível do empenhamento dos alunos bem como do seu envolvimento e interligação com a escola e com os professores, atenuando os efeitos negativos do ensino à distância nestas idades e anos escolares. Neste artigo, descreve-se, de forma mais detalhada, esta ferramenta pedagógica (microavaliações), dando conta das suas principais características, funcionalidades e da arquitetura de base de dados que a suporta. São ainda apresentados os principais números da implementação desta experiência e algumas das conclusões preliminares que deste estudo se podem retirar. Sendo uma ferramenta pedagógica com comprovado efeito ao nível das aprendizagens dos alunos e pela sua funcionalidade e ligação web, torna-se particularmente útil em contexto escolar, tanto numa lógica de ensino à distância como presencial, levando à discussão dos desafios futuros da utilização de ferramentas online em contexto escolar.
Título traduzido da contribuiçãoFormative quizz: an informatic platform and a pedagogic experiment
Título da publicação do anfitriãoProceedings of CISTI 2021 - 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies
EditoresÁlvaro Rocha, Ramiro Gonçalves, Francisco Garcia Penalvo, José Martins

• Ensino à distância
  • Plataforma informática

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Microavaliações formativas: uma plataforma informática e uma experiência pedagógica“. Em conjunto formam uma impressão digital única.