Geração Z e dependência online em contexto pandémico

Patrícia Silveira, Simone Petrella

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Esta investigação tem como objeto as perceções de jovens adultos universitários – entendidos como geração Z - sobre as suas práticas mediáticas digitais, em especial durante a pandemia, e as consequências da conexão permanente a estes novos formatos para o desenvolvimento do risco de dependência comportamental expresso através de fatores de risco como alterações de humor, intolerância, irritabilidade e depressão, distúrbios de sono, entre outros. Metodologicamente, foram aplicados inquéritos por questionário a uma amostra de 400 jovens adultos universitários (média de idade de 19,6 anos). Os resultados apontam para um aumento da dependência em relação à Internet durante o confinamento. Mais de metade dos jovens adultos considera que a Internet é indispensável em algumas ocasiões da sua vida, da mesma forma que confessam que sentem algumas das consequências do uso excessivo, como sejam a adição aos sites de redes sociais ou as perturbações de sono.
Título traduzido da contribuiçãoZ Generation and online addiction in a pandemic context
Idioma originalPortuguese
Número de páginas2
Estado da publicaçãoPublicado - abr. 2022
EventoXII Congresso da SOPCOM – Comunicação & Disrupção: desafios culturais, societais e tecnológicos - Universidade Nova de Lisboa, Lisboa
Duração: 11 abr. 202213 abr. 2022

Conferência

ConferênciaXII Congresso da SOPCOM – Comunicação & Disrupção
País/TerritórioPortugal
CidadeLisboa
Período11/04/2213/04/22

Keywords

  • Media
  • Internet
  • Geração Z
  • Adição
  • Pandemia
  • Literacia digital

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Geração Z e dependência online em contexto pandémico“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação