Health literacy in higher education students: comparison of nursing students with students from other areas. Health literacy in higher education students in Viseu

Título traduzido da contribuição: Literacia em saúde em estudantes do ensino superior: comparação entre estudantes de enfermagem e estudantes de outras áreas. Literacia em saúde em estudantes do ensino superior de Viseu

Odete Amaral, Ana Rita Pedro, Nélio Veiga, Ana Escoval, Manuela Ferreira

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Introdução: Cada vez mais, a literacia em saúde é considerada uma prioridade em saúde pública. A associação entre literacia e saúde é essencial para a promoção da saúde, prevenção da doença e utilização dos serviços de saúde. Os objetivos deste estudo foram determinar o nível de literacia em saúde em estudantes do ensino superior e identificar fatores associados. Métodos: Realizámos um estudo transversal analítico, com uma amostra de 503 estudantes do ensino superior das cinco escolas do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. A maioria da amostra era do género feminino (67,4%); idade média de 21,59±4,35 anos, 43,3% a viver em zona rural e 55,3% dos estudantes frequentava o curso de enfermagem. Os dados foram recolhidos através de um questionário auto-aplicado e constituído por perguntas sociodemográficas, académicas e pelo questionário de literacia em saúde versão portuguesa (HLS-EU-PT). Resultados: A maioria dos estudantes (53,9%) apresentava um nível de literacia global suficiente. Em todos os domínios do questionário de literacia a maioria dos estudantes apresentou um nível de literacia em saúde suficiente ou problemático. As variáveis sociodemográficas não se associaram significativamente com a literacia em saúde. Quanto às variáveis académicas, ser estudante de enfermagem associou-se positivamente com o nível de literacia (p=0,01) e os jovens ‘estudantes-trabalhadores’ apresentaram pior nível de literacia em saúde no domínio da promoção da saúde (OM = 212,72 vs. 258,04 p=0,02). Conclusões: Este estudo sugere que é necessário melhorar o nível de literacia em saúde dos jovens, futuros adultos e, alguns, futuros profissionais de saúde.
Título traduzido da contribuiçãoLiteracia em saúde em estudantes do ensino superior: comparação entre estudantes de enfermagem e estudantes de outras áreas. Literacia em saúde em estudantes do ensino superior de Viseu
Páginas (de-até)97-106
Número de páginas10
RevistaINFAD
Volume2
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 8 ago 2021

• Literacia em saúde
  • Estudantes
  • Ensino superior
  • Estudos epidemiológicos
  • Enfermagem

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Literacia em saúde em estudantes do ensino superior: comparação entre estudantes de enfermagem e estudantes de outras áreas. Literacia em saúde em estudantes do ensino superior de Viseu“. Em conjunto formam uma impressão digital única.