Consumo esporádico excessivo em consumidores/as de álcool: contributos para uma análise compreensiva do risco

Helena Moura de Carvalho, Cristiana do Vale Pires, Marta Pinto

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Transferências (Pure)

Resumo

CONTEXTO: O uso nocivo de álcool é um dos determinantes de risco mais importantes na saúde da população, sendo o consumo esporádico excessivo (CEE) um indicador importante do mesmo. OBJECTIVO: O objetivo deste estudo é analisar a prevalência deste padrão de consumo (i.e., frequência, intensidade e duração) e explorar a sua relação com comportamentos de risco numa amostra de jovens e jovens adultos/as na cidade do Porto. MÉTODOS: Foram administrados um total de 403 questionários num período de 1 mês na cidade do Porto a jovens entre os 18 e os 29 anos (M = 22,76, DP = 3,57). O estudo enquadra-se no âmbito da epidemiologia social, dado procurar problematizar o CEE numa perspectiva biopsicossocial. RESULTADOS: Dos participantes que ingeriram bebidas alcoólicas nos últimos 12 meses, 67,7% reportaram ter feito consumos esporádicos excessivos, a maioria entre 1 a 2 vezes por semana, num período entre 3 a 4 horas. O número de bebidas por CEE foi em média de 5 para mulheres e de mais de 10 para homens. A disparidade na prevalência de consumo e a associação entre intensidade de consumo, género e comportamentos de risco, foram resultados particularmente relevantes para uma tentativa de operacionalizar uma definição compreensiva de CEE. CONCLUSÕES: Os resultados foram discutidos problematizando os critérios associados à definição de CEE. No sentido de potenciar respostas mais ajustadas às reais necessidades dos/as jovens que exibem este padrão de consumo, as políticas de saúde pública devem ser capazes de integrar a frequência, duração e intensidade do consumo na avaliação de risco.
Título traduzido da contribuiçãoHeavy episodic drinking with drinkers only: contributions for a comprehensive analysis of risk
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)31-40
Número de páginas10
RevistaRevista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
Número de emissão13
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - jun 2020

Keywords

  • Intoxicação alcoólica
  • Jovens
  • Saúde mental
  • Saúde pública

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Consumo esporádico excessivo em consumidores/as de álcool: contributos para uma análise compreensiva do risco“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação