Hope and psychological well-being during the sanitary crisis by COVID-19: a study with nursing students

Título traduzido da contribuição: Esperança e bem-estar psicológico durante a crise sanitária pela COVID-19: estudo com estudantes de enfermagem

Tânia Marlene Gonçalves Lourenço, Zaida Borges Charepe, Cristina Bárbara da Costa Freitas Pestana, Isabel Cristina Mascarenhas Rabiais, Enrique Jesús Sáez Alvarez, Rita Maria Sousa Abreu Figueiredo, Sérgio Joaquim Deodato Fernandes

Resultado de pesquisarevisão de pares

14 Transferências (Pure)

Objetivo: analisar as relações entre a esperança e o bem-estar psicológico de estudantes de enfermagem portugueses durante a crise pandêmica pela COVID-19. étodo: estudo descritivo-correlacional, com recurso a questionário online para coleta de dados. Participaram 705 estudantes de enfermagem com idade média de 21,74 anos (DP=4,44). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a Escala de Esperança de Herth (HHI-PT) e a Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (EMMBEP). Foi utilizada a estatística descritiva e inferencial. Resultados: na HHI-PT, o domínio afectivo-comportamental obteve a pontuação média mais alta, 3,30 (DP=0,45); no EMMBEP, foi o domínio sociabilidade, 3,64 (DP=0,77). Havia correlações moderadas a fortes (0,383 < r < 0,917) entre o global e todos os domínios da esperança e bem-estar psicológico ( ≤ 0.001). Conclusão e implicações para a prática: a esperança e o bem-estar psicológico dos estudantes de enfermagem durante a pandemia são variáveis correlacionados positivamente entre si. As medidas de promoção da saúde mental, a implementar pelas instituições de ensino, devem ter em consideração a associação entre essas duas variáveis.
Título traduzido da contribuiçãoEsperança e bem-estar psicológico durante a crise sanitária pela COVID-19: estudo com estudantes de enfermagem
Número do artigoe20200548
Número de páginas7
RevistaEscola Anna Nery
Volume25
Número de emissãospe
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 27 set 2021

• Esperança
  • Adaptação psicológica
  • Estudantes de enfermagem
  • Educação à distância
  • COVID-19

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Esperança e bem-estar psicológico durante a crise sanitária pela COVID-19: estudo com estudantes de enfermagem“. Em conjunto formam uma impressão digital única.