“Humilde e abreviada arquitectura”: os arrábidos e a materialização da Estrita Observância (1542-1698)

Ana Assis Pacheco

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Este breve artigo tem por principal objectivo contribuir para a valorização do património arquitetónico “arrábido”, sistematicamente esquecido, apesar da sua importância para a história e cultura portuguesas, e apesar da existência de estudos académicos e outras obras monográficas sobre alguns dos seus conventos. Com este regresso a uma temática por nós anteriormente estudada, julgamos estar agora a acrescentar novos resultados da contínua investigação, que inclui, entre outros, o clássico “trabalho de campo” como um dos métodos cruciais na perceção do património edificado, assim como a releitura dos escritos franciscanos, base para o entendimento do património arquitetónico ‘arrábido’. Tratar-se-á, pois, da arquitetura franciscana construída a partir do ano de 1542, em Portugal, para a Província de Santa Maria da Arrábida, da Estrita Observância. O ano de 1542 corresponde ao início da edificação dos primeiros conventos ‘arrábidos’ e o ano de 1698 à publicação dos seus Estatutos. Destacar-se-ão os cinco pequenos conventos que, com a sua reduzida escala e arquitetura despojada, materializaram de facto o “espírito franciscano”. São eles os conventos da serra da Arrábida, serra de Sintra, Évora de Alcobaça, Loures e Verderena, fundados em 1542, 1560, 1566, 1573 e 1591, respetivamente.
Título traduzido da contribuição“Humble and abbreviated architecture”: the arrábidos and the materialization of the Strict Observance (1542-1698)
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)111-136
Número de páginas26
RevistaLusitania Sacra
Número de emissão44
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2021

Keywords

  • Franciscanos
  • Arrábidos
  • Arquitetura
  • Ermitérios
  • Adobe
  • Cortiça

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de ““Humilde e abreviada arquitectura”: os arrábidos e a materialização da Estrita Observância (1542-1698)“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação