Identification of psychological intervention needs: a pilot study in Portuguese higher education

Título traduzido da contribuição: Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português

Joana Carneiro Pinto*, Liliana Faria, Helena Rebelo Pinto, Maria do Céu Taveira

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

6 Citações (Scopus)
30 Transferências (Pure)

Resumo

Este estudo analisa as necessidades de intervenção psicológica dos estudantes da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Participaram 157 alunos, avaliados nas suas preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como nas preferências relativas ao apoio, por meio do questionário de identificação de necessidades de intervenção psicológica. Os resultados indicam necessidade de apoio nas áreas: (i) controlo de ansiedade e nervosismo, (ii) medo de falhar, (iii) estratégias de procura de emprego, (iv) escolha de uma carreira e (v) competências de gestão do tempo. Verifica-se uma preferência, no apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual e cursos breves. Registram-se diferenças em função do sexo, da média no curso, da regularidade de contato com a família e dos níveis de satisfação acadêmica e satisfação global com a vida. Retiram-se implicações para a disponibilização de sistemas, estratégias e atividades de apoio psicológico que possam responder às preocupações dos estudantes.
Título traduzido da contribuiçãoIdentificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)459-472
Número de páginas14
RevistaPsicologia USP
Volume27
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2016

Keywords

  • Necessidades
  • Intervenção psicológica
  • Ensino superior

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação