Iluminando horizontes: o programa Erasmus+ e a inovação pedagógica

Filipa Pereira Araújo, Cristina Palmeirão

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Resumo

Neste artigo fazemos uma revisão da literatura sobre a temática da inovação em educação, associada ao Programa Erasmus+, a partir da leitura e análise crítica de onze artigos, por aplicação do modelo de análise Arksey e O’Malley (2005). É nosso objetivo identificar e caracterizar conceitos, desafios e aspetos potenciadores e inibidores das práticas de inovação pedagógica entre 2017 e 2021. A motivação que lhe subjaz inscreve-se no quadro do projeto de investigação de doutoramento em Ciências da Educação. Com esta intenção, a questão que nos move é: como é entendida e definida a inovação pedagógica no quadro do Erasmus+? Vivemos na era da informação e do conhecimento, onde imperam princípios de criatividade, empreendedorismo e inovação. Contudo, o debate mundial continua a incidir sobre a qualidade da educação e de como a inovação em educação pode gerar aprendizagens generativas. No presente estudo, privilegiamos o Programa Erasmus+ enquanto iniciativa, com mais de vinte anos, a marcar indelevelmente um outro tempo em educação e a oportunidade crescente para promover o desenvolvimento pessoal e social.
Título traduzido da contribuiçãoIlluminating horizons: the Erasmus+ program and pedagogical innovation
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)1-19
Número de páginas19
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão25
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2023

Keywords

  • Programa Erasmus
  • Inovação pedagógica
  • Aprendizagem interativa
  • Mudança

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