I’m like a river: a health education instrument for stuttering

Maria do Rosário Dias, Sofia de Sacadura Botte Lynce de Faria, Soraia Cristina Momade Ibrahim

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

A terapia da fala usa os recursos de educação em saúde como meio de aumentar a consciência e a promoção de conhecimento da gaguez psicossocial – uma condição que se manifesta em períodos de difluências involuntárias, enquanto perturbação da fala. Desenvolveu-se um recurso: um instrumento (um livro de literatura infantil) destinado a crianças entre o 1º e 4º anos do ensino primário. O livro consiste em 17 páginas de uma pequena história ilustrada por crianças. O objetivo deste artigo é promover um conhecimento mais amplo da gaguez através do uso de livros especializados e artigos científicos (publicados entre 1978 e 2011) que abordam temas específicos da terapia da fala. Este tipo de intervenção precoce irá fornecer a crianças pequenas, informação e conhecimento para comunicar e interagir com crianças com gaguez. Uma intervenção em terapia da fala atempada irá ainda restabelecer a fluidez verbal fornecendo, assim, experiências de comunicação interpessoal eficazes.
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)92-97
Número de páginas7
RevistaRevista de Psicologia da IMED
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2013
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Gaguez
  • Educação para a saúde
  • Terapia da fala

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “I’m like a river: a health education instrument for stuttering“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação