Projetos por ano
Resumo
As imagens em movimento foram ganhando, com o tempo, cada vez mais importância na sociedade e, também, na educação. O cinema ou o filme documentário, por exemplo, têm a capacidade de representar de forma dinâmica certos acontecimentos ocorridos no mundo real e auxiliar na compreensão dos conteúdos lecionados, ao mesmo tempo que promove um ambiente descontraído e motivador. Com base neste pressuposto, este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso qualitativo realizado com 14 estudantes de educação básica em Portugal, para avaliar de que forma as imagens em movimento contribuem para o desenvolvimento de competências de autoaprendizagem nas aulas de História nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa e Autonomia. Os resultados mostraram que a utilização desta estratégia pedagógica contribui para o desenvolvimento de competências de autoaprendizagem, sobretudo em relação à motivação para aprender, a autonomia e a iniciativa individual para aprofundar conhecimentos.
Título traduzido da contribuição | Moving pictures in history classes and their impact on the development of self-learning skills in lower secondary education |
---|---|
Idioma original | Portuguese |
Número do artigo | e19356 |
Páginas (de-até) | 1-13 |
Número de páginas | 13 |
Revista | Dialogia |
Número de emissão | 37 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - abr 2021 |
Keywords
- Imagens em movimento
- Cinema
- História
- Competências de autoaprendizagem
Impressão digital
Mergulhe nos tópicos de investigação de “Imagens em movimento nas aulas de história e o seu impacto no desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes da educação básica“. Em conjunto formam uma impressão digital única.Projetos
- 1 Ativos
-
CITAR: Research Center for Science and Technology of the Arts
Vieira, E., Nobre da Silva Pais, A. M., Filipe, C., Serra, S., Baltazar, A., Lobo, C., Carmona, C. R., Sá, C., Sousa, G. V. E., Pereira, H. M., Neves, J., Teixeira, J., Gomes, J. A., Carvalho, J. V., Castro, L., Teixeira, L., Aguiar, M., Crespo, N., Camarneiro, N., Costa, P. R., Pestana, P. D., Alves, P., Kunz, S., Neves, S., Coutinho, V. M., Galán-Pérez, A., Rangel, A., Natálio, C. E. R. M., Henriques, F., Afonso Lopes, M. I., Bordalo, R. & Lamounier, S.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1/01/20 → 31/12/23
Projeto