Imagens em movimento nas aulas de história e o seu impacto no desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes da educação básica

Pedro Alves, Sara Dias-Trindade, Miguel Pinheiro

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Resumo

As imagens em movimento foram ganhando, com o tempo, cada vez mais importância na sociedade e, também, na educação. O cinema ou o filme documentário, por exemplo, têm a capacidade de representar de forma dinâmica certos acontecimentos ocorridos no mundo real e auxiliar na compreensão dos conteúdos lecionados, ao mesmo tempo que promove um ambiente descontraído e motivador. Com base neste pressuposto, este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso qualitativo realizado com 14 estudantes de educação básica em Portugal, para avaliar de que forma as imagens em movimento contribuem para o desenvolvimento de competências de autoaprendizagem nas aulas de História nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa e Autonomia. Os resultados mostraram que a utilização desta estratégia pedagógica contribui para o desenvolvimento de competências de autoaprendizagem, sobretudo em relação à motivação para aprender, a autonomia e a iniciativa individual para aprofundar conhecimentos.
Título traduzido da contribuiçãoMoving pictures in history classes and their impact on the development of self-learning skills in lower secondary education
Idioma originalPortuguese
Número do artigoe19356
Páginas (de-até)1-13
Número de páginas13
RevistaDialogia
Número de emissão37
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - abr 2021

Keywords

  • Imagens em movimento
  • Cinema
  • História
  • Competências de autoaprendizagem

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Imagens em movimento nas aulas de história e o seu impacto no desenvolvimento de competências de autoaprendizagem em estudantes da educação básica“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação