Implementação de consulta de enfermagem ao adolescente/jovem: diagnósticos e intervenções

Resultado de pesquisarevisão de pares

10 Transferências (Pure)

Resumo

Introdução: O adolescente/jovem tem respostas ao processo de vida e de saúde/ doença muito particulares. A implementação de uma consulta de enfermagem a esta população permitiu a sistematização de diagnósticos e intervenções de enfermagem. Objetivo: Analisar os focos, diagnósticos e intervenções de enfermagem, resultantes da implementação da consulta de enfermagem dirigida ao adolescente/jovem. Materiais e Métodos: Estudo descritivo e transversal, baseado na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE). Foram realizadas 54 consultas a 43 adolescentes/jovens, no ano letivo de 2013-2014, em escolas e em atividades de voluntariado na comunidade. Os dados foram recolhidos através de entrevista tendo por base o guião da entrevista psicossocial para adolescentes. Utilizou-se a estatística descritiva no tratamento dos dados. Resultados: Foram identificados 23 diagnósticos de enfermagem com ênfase nos focos de autoestima e adaptação; 62 intervenções promover a esperança, promover o coping eficaz, escutar, promover momentos de partilha de experiências de sucesso. Conclusão: Os focos e as intervenções identificadas estão relacionados com a crise de identidade e de independência característica dos jovens/adolescentes.
Título traduzido da contribuiçãoImplementing a nursing consultation for teenagers/young people: diagnostics and interventions
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)48-53
Número de páginas6
Revista Cadernos de Saúde
Volume10
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2 jan 2018

Keywords

  • Consulta de enfermagem
  • Adolescente
  • Jovem
  • Diagnóstico
  • Intervenção

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Implementação de consulta de enfermagem ao adolescente/jovem: diagnósticos e intervenções“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação