Implantação de programa de controle de qualidade numa indústria pesqueira do Rio Grande do Sul

Maria Inês Rodrigues Machado *, Adriana Rodrigues Machado

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

36 Transferências (Pure)

Resumo

O Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) engloba todo sistema de produção, estruturando a empresa dentro de procedimentos que tornem o funcionamento da planta controlado. Abrange matérias-primas, insumos, procedimentos, análises físicas, químicas e microbiológicas que afetam cada operação subseqüente e o produto e é recomendado por organismos internacionais, sendo no Brasil responsabilidade dos Ministérios da Saúde e Ministério da Agricultura e Abastecimento. O objetivo deste trabalho foi acompanhar a implantação do programa APPCC (Analise de Perigo e Pontos críticos de controle) em uma indústria pesqueira da cidade do Rio Grande - RS, que processa pescado inteiro, eviscerado, filé, postas congelado ou fresco e também salgado.As metodologias aplicadas foram: Implantação do Programa de APPCC, Avaliação físico-química e microbiológica da matéria-prima. Estes resultados foram obtidos ao longo de sete meses, para depois liberar as exportações. Portanto, os indicadores de qualidade, tanto físicos, químicos e microbiológicos são constantemente avaliados apresentando até o momento resultados favoráveis e dentro das recomendações da legislação brasileira, indicando que as amostras avaliadas encontravam-se aptas ao consumo.
Título traduzido da contribuiçãoImplementation of the quality control program in a fishing industry in Rio Grande do Sul
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)618–631
Número de páginas14
RevistaConjecturas
Volume22
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 23 jan 2022
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Análise
  • Perigos
  • Controle
  • Pescado

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Implantação de programa de controle de qualidade numa indústria pesqueira do Rio Grande do Sul“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação