Implicações das equipas educativas nas aprendizagens dos professores e nas práticas de sala de aula

Generosa Pinto Silva Vilela Pinheiro, José Matias Alves

Resultado de pesquisarevisão de pares

2 Transferências (Pure)

Resumo

Nas últimas décadas, a colaboração entre os professores tem sido objeto de estudo a nível global, e a literatura tem demonstrado que a maioria dos docentes já colabora entre si e parece apresentar uma mentalidade mais colegial e colaborativa. Porém, a colaboração realiza-se numa gramática organizacional espartilhada e rígida, sendo um conceito complexo, que pode concretizar-se de diferentes formas, dependendo do contexto em que ocorre, dos seus participantes, da intensidade das diferentes interações, do seu conteúdo e objetivos. Assim, procuramos, neste estudo, compreender o tipo de interações colaborativas existente entre professores a trabalhar em equipas educativas, assim como os seus efeitos na sua aprendizagem e nas práticas de sala de aula. Nesse sentido, adotamos um paradigma de investigação tendencialmente qualitativo, que operacionalizamos através de um estudo de caso, em que conjugamos uma abordagem quali-quanti. Para analisarmos a frequência e amplitude das interações entre os professores, optamos por uma estatística descritiva, que submetemos a uma análise e interpretação estrutural e semântica. Recorremos, também, a uma abordagem qualitativa, no sentido de aprofundarmos alguns contextos singulares e a perspetiva de atores individuais: diretor; coordenadores das equipas educativas; professores; técnicas educacionais; e alunos. Feita a análise de dados, concluímos que continuam a predominar, nas equipas educativas, práticas de colaboração simples, baseadas essencialmente no intercâmbio de informação e materiais, num contexto de colaboração artificial, confortável, balcanizada, debilmente convergente e escassamente ativa, sendo, ainda, raros os momentos de coconstrução. Estas dinâmicas colaborativas podem estar a limitar uma aprendizagem profunda dos professores e a explicar a mudança ténue e lenta das práticas de sala de aula.
Título traduzido da contribuiçãoImplications of educational teams on teacher learning and classroom practices
Idioma originalPortuguese
Número do artigoe24035
Número de páginas32
RevistaRevista Portuguesa de Educação
Volume37
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 22 out. 2024

Keywords

  • Equipas educativas
  • Colaboração
  • Aprendizagem profunda
  • Práticas pedagógicas

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Implicações das equipas educativas nas aprendizagens dos professores e nas práticas de sala de aula“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação