Daguberto D. G. Alfredo, Levi Leonido F. Silva, Elsa M. G. Morgado

Resultado de pesquisarevisão de pares

6 Transferências (Pure)

A atual investigação reflete sobre a relação com a aprendizagem prática, ao longo do estágio curricular, enquanto processo facilitador de aproximação e transição para o mundo do trabalho, a utilidade no processo de construção da identidade profissional dos estudantes do ISCED-Huambo, ao longo de uma das etapas mais cruciais da formação – o Estágio Curricular integrado no 5º Ano. O trabalho situa-se, assim, numa zona de interface entre os processos de formação inicial, os processos de construção da identidade profissional e a inserção profissional. Recorreu-se, enquanto instrumento de recolha de dados, a dois inquéritos estruturados de questões fechadas enviados (via Google Drive) Participaram no estudo alunos (n=307) do 5º ano do curso Ciências da Educação nas opções de Geografia Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Química, Matemática, Psicologia, Biologia e professores (n=30) do Estágio Curricular. A análise dos dados permitiu entender que para a maioria dos inquiridos o estágio curricular atendeu às suas expectativas, bem como permitiu que os estudantes tivessem uma visão daquilo que será a sua vida profissional. Estes concordam que o mesmo é uma mais-valia para o enriquecimento dos seus currículos consistindo-se num trunfo, importantíssimo no acesso ao emprego. No caso dos professores orientadores foi referido que se sentem satisfeitos com o trabalho desenvolvidos pelos seus estagiários e concordam que o estágio curricular contribui para a formação da identidade profissional dos futuros professores.
Título traduzido da contribuiçãoImportance of curriculum internship in teacher education: a study at the superior institute of educational sciences in Huambo
Páginas (de-até)385-396
Número de páginas12
RevistaCadernos Educação Tecnologia e Sociedade
Volume15
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 22 set. 2022

• Estágio curricular
  • Supervisão
  • Identidade profissional
  • Prática pedagógica

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Importância do estágio curricular na formação de professores: um estudo no instituto superior de ciências de educação do Huambo“. Em conjunto formam uma impressão digital única.