In vitro impact of Tenebrio molitor insect flour on human gut microbiota

Resultado de pesquisa

A farinha de inseto de Tenebrio molitor (TMIF) é considerada um ingrediente alimentar nutritivo que ainda carece de avaliação do seu potencial nutricional na dieta humana. Um dos maiores indicadores do efeito da dieta na saúde humana é a composição da microbiota intestinal, principalmente a presença de grupos bacterianos benéficos, como as bactérias probióticas. Desta forma, foram elaborados dois modelos in vitro da microbiota intestinal para avaliar o efeito da TMIF na microbiota intestinal. Um dos modelos usou culturas puras de estirpes de Lactobacillus e Bifidobacterium em monoculturas e co-culturas (pares e consórcio) para avaliar o efeito da TMIF e a atividade metabólica destas bactérias. Adicionalmente, o efeito direto da farinha nas células bacterianas quando estas se encontram em stress nutritivo também foi avaliado. Posteriormente, a interação de todos os grupos presentes da microbiota intestinal bacteriana foi avaliada a partir de fezes de voluntários humanos, utilizando neste caso TMIF sujeitas ou não a uma pré-digestão. A avaliação da viabilidade celular e atividade metabólica foi realizada e comparada em ambos modelos. No primeiro modelo com culturas puras, não foram observados efeitos negativos da TMIF na viabilidade e no crescimento das bactérias probióticas, ocorrendo um aumento do crescimento e da produção de ácidos gordos de cadeia curta (SCFA) e lactato. Durante o tempo de incubação em stress nutritivo, o número de células bacterianas viáveis foi mantido mostrando que a farinha não apresenta qualquer efeito direto tóxico nas células. No segundo modelo, o modelo in vitro fecal, a TMIF digerida e não digerida demonstrou ter efeitos positivos no crescimento dos grupos bacterianos considerados benéficos (ex. Bacteroidaceae e Prevotellaceae) sem promover o crescimento significativo nos grupos com impacto negativo na saúde humana (ex. Clostridium histolyticum, Desulfovibrionales e Desulfuromonales). A TMIF promoveu uma produção mais elevada de ácidos orgânicos como o acetato e o propionato. Na presença de TMIF a produção de amoníaco foi na gama de concentrações consideradas não citotóxicas. Em relação ao conteúdo de aminoácidos das amostras de TMIF, a forma não digerida apresentou ter maior concentração de aminoácidos totais enquanto que a amostra digerida a maior concentração em aminoácidos livres. Como conclusão, a TMIF pode ser um potencial substituto de carne graças ao seu conteúdo nutricional e ao impacto na microbiota intestinal.
  • Escola Superior de Biotecnologia
Supervisores/Consultores
  • Jauregi, Paula, Supervisor, Pessoa externa
  • Pintado, Maria Manuela, Co-orientador
  • Madureira, Ana Raquel, Co-orientador
  • Gibson, Glenn, Co-orientador, Pessoa externa
Data do prémio12 set 2018
Estado da publicaçãoPublicado - 12 set 2018

• Microbiota intestinal
  • Modelo in vitro
  • Farinha de inseto
  • Propriedades nutricionais

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “In vitro impact of Tenebrio molitor insect flour on human gut microbiota“. Em conjunto formam uma impressão digital única.