Infraestruturas verdes urbanas e a sua contribuição para a gestão sustentável da água em meio urbano

Cristina Santos, Cristina Monteiro

Resultado de pesquisarevisão de pares

17 Transferências (Pure)

As recentes alterações climáticas e os efeitos que daí advêm (nomeadamente os eventos de precipitação extrema, que ocorrem cada vez com mais frequência e intensidade) aliados à elevada impermeabilização das grandes cidades, originam cheias e inundações, com elevados prejuízos económicos, sociais e ambientais. As mudanças da paisagem urbana são um enorme desafio que as cidades irão ter de enfrentar e ultrapassar, para manter a qualidade de vida das populações e das gerações futuras. Desta forma, é fundamental investir em soluções tecnológicas que contribuam ativamente e de forma sustentável para a gestão urbana das águas pluviais e dos sistemas de drenagem associados. As infraestruturas verdes urbanas, desde que devidamente integradas na paisagem e projetadas para o fim em questão, estão no centro de uma solução auspiciosa para alcançar a resiliência das cidades no que respeita a gestão das águas pluviais. Entre as várias tecnologias, as coberturas ajardinadas e os jardins verticais encontram-se entre as soluções mais promissoras e com um elevado potencial de aplicação, dado a sua instalação ser efetuada em espaços normalmente não utilizados ou subaproveitados. Vários estudos realizados têm demonstrado a eficácia e o potencial destas estruturas na gestão das águas pluviais urbanas, através da retenção do escoamento e do atraso do pico de cheia, nas várias camadas da sua estrutura. Por outro lado, as infraestruturas verdes, contribuem para a melhoria da qualidade da água de escoamento que poderá ser reutilizada, contribuindo assim para a sustentabilidade do ciclo urbano da água e também para a economia circular. Nesta apresentação será demonstrado o efeito destes sistemas na gestão das águas pluviais em meio urbano, em termos qualitativos e quantitativos.
Título da publicação do anfitriãoLivro de resumos do XX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental
Local da publicaçãoAveiro
EditoraAssociação Portuguesa dos Recursos Hídricos
Páginas883-888