Iniciar ou não a ventilação mecânica invasiva – uma aplicação dos quatro princípios éticos

Nuno Caires, João Paulo Correia, Corinna Lohmann

Resultado de pesquisarevisão de pares

13 Transferências (Pure)

Resumo

Introdução: A decisão médica de não iniciação de terapêutica constitui um verdadeiro desafio ético. A ponderação sobre a autonomia, beneficência, não maleficência e justiça pode guiar-nos nesta decisão para alcançar o melhor desenlace clínico possível. Objetivo: Promover a decisão clínica mais adequada, baseando-se nos quatro princípios éticos. Materiais e Métodos: Através da ilustração de um caso clínico de fibrose pulmonar idiopático, pretende-se uma reflexão sobre a iniciação ou não de ventilação mecânica invasiva. Para esse efeito, fez-se uma revisão clássica da literatura sobre os quatro princípios éticos e a instituição de ventilação mecânica invasiva na fibrose pulmonar idiopática. Discussão: Após reflexão clínica, consideramos que o Senhor J. não beneficiaria da instituição de ventilação mecânica invasiva. Informou-se o Senhor J. da sua condição de doença e concordou-se em instituir medidas de conforto, incluindo oxigénio de alto fluxo. O acompanhamento da equipa de cuidados paliativos ocorreu na fase terminal da doença. Conclusão: A aplicação dos quatro princípios éticos fornece uma linguagem e estrutura analítica moral, básica e comum, que deve ser complementada por um suporte compassivo dos familiares, comunicação esclarecedora e partilha de informação essencial. O acompanhamento precoce por uma equipa de cuidados paliativos é essencial.
Título traduzido da contribuiçãoInitiate or withhold invasive mechanical ventilation – an application of the four ethical principles
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)56-61
Número de páginas6
Revista Cadernos de Saúde
Volume13
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jul. 2021

Keywords

  • Cuidados paliativos
  • Ética baseada em princípios
  • Fibrose pulmonar idiopática
  • Não iniciação de terapêutica
  • Ética clínica

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Iniciar ou não a ventilação mecânica invasiva – uma aplicação dos quatro princípios éticos“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação