Innovative pedagogical practices in Portuguese schools: first steps of a research project

Título traduzido da contribuição: Práticas pedagógicas inovadoras: proposta de um projeto de investigação

Marisa Carvalho, Diana Soares, Cristina Palmeirão, Andreia Magalhães, António Oliveira, Bruno César, Francisco Veiga, Helena Azevedo, Margarida Oliveira, Rui Castro

Resultado de pesquisarevisão de pares

13 Transferências (Pure)

O mapeamento da inovação é crucial em educação, de modo a informar os profissionais e políticos relativamente a práticas pedagógicas de elevada qualidade. Atualmente, melhorar a aprendizagem através da inovação é necessário. Apesar de a inovação ser um tópico emergente nas políticas educativas em todo o mundo, e particularmente em Portugal, mais investigação é indispensável. Inspirados no recente relatório da OCDE “Measuring innovation in education” e considerando os desafios que as escolas portuguesas enfrentam para assegurar práticas de educação mais inclusivas e inovadoras, desenhamos um projeto de investigação para medir e mapear as práticas pedagógicas inovadoras usadas no sistema educativo português, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário. Este artigo apresenta o projeto de investigação “4A’ model for Measuring Innovative Pedagogical Practices in Portuguese schools: Approaching, Assessing, Applying, and Amplifying”. Apresentam-se uma breve revisão da literatura, o plano de investigação e algumas implicações.
Título traduzido da contribuiçãoPráticas pedagógicas inovadoras: proposta de um projeto de investigação
Páginas (de-até)11-20
Número de páginas10
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão20
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 31 dez. 2020

• Inovação
  • Educação inclusiva
  • Práticas pedagógicas
  • Melhoria das escolas

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Práticas pedagógicas inovadoras: proposta de um projeto de investigação“. Em conjunto formam uma impressão digital única.