Innovative pedagogical practices in Portuguese schools: first steps of a research project

Título traduzido da contribuição: Práticas pedagógicas inovadoras: proposta de um projeto de investigação

Marisa Carvalho, Diana Soares, Cristina Palmeirão, Andreia Magalhães, António Oliveira, Bruno César, Francisco Veiga, Helena Azevedo, Margarida Oliveira, Rui Castro

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Resumo

O mapeamento da inovação é crucial em educação, de modo a informar os profissionais e políticos relativamente a práticas pedagógicas de elevada qualidade. Atualmente, melhorar a aprendizagem através da inovação é necessário. Apesar de a inovação ser um tópico emergente nas políticas educativas em todo o mundo, e particularmente em Portugal, mais investigação é indispensável. Inspirados no recente relatório da OCDE “Measuring innovation in education” e considerando os desafios que as escolas portuguesas enfrentam para assegurar práticas de educação mais inclusivas e inovadoras, desenhamos um projeto de investigação para medir e mapear as práticas pedagógicas inovadoras usadas no sistema educativo português, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário. Este artigo apresenta o projeto de investigação “4A’ model for Measuring Innovative Pedagogical Practices in Portuguese schools: Approaching, Assessing, Applying, and Amplifying”. Apresentam-se uma breve revisão da literatura, o plano de investigação e algumas implicações.
Título traduzido da contribuiçãoPráticas pedagógicas inovadoras: proposta de um projeto de investigação
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)11-20
Número de páginas10
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão20
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 31 dez. 2020

Keywords

  • Inovação
  • Educação inclusiva
  • Práticas pedagógicas
  • Melhoria das escolas

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